domingo, 29 de abril de 2012

Pintura em Madeira



 

Pintura floral envelhecidaPEÇA: caixa de madeira balsa oval

Material Básico: - Caixa de madeira balsa
- Lixa para madeira n.220
- Estopa, flanela, pano para limpeza
Produtos CORFIX utilizados:
- Tinta Decorfix Fosca nas cores areia, branco, cidra, rosa chá, amora, cerâmica clara, terra de siena queimada, verde primavera, verde água e azul pavão
- Médium Envelhecedor Corfix na cor Black Green
- Cêra em Pasta Incolor Corfix
- Pincel Corfix E 75 ½
- Pincéis Corfix E 85 n. 1 e n.5
Passo-a-passo

Lixe a peça e retire o pó. Utilizando o pincel E 75, aplique duas demãos de tinta Decorfix na cor verde primavera, intercalando secagem.


Risque a peça com motivos florais e inicie a pintura das folhas com o pincel E 85 n.5 e as cores verde–água, azul pavão e branco.


Pinte em seguida as flores com as cores rosa chá, amora e branco, utilizando o mesmo pincel. E continue a pintura das laterais da caixa distribuindo as cores conforme a foto da peça pronta.

Com o pincel n.1 e a tinta Decorfix areia, decore a caixa fazendo espirais e outros detalhes e com um palito ou cabo de pincel, pinte as bolinhas com a tinta branca. Aguarde secagem completa por algumas horas.

Utilizando a estopa, aplique a Cera Incolor sobre toda a peça e aguarde secagem por cerca de 1 hora.


Aplique o Médium Envelhecedor diretamente na caixa e espalhe-o com o pincel chato.


Assim que aplicar o médium, retire o excesso com um paninho limpo. Aguarde secagem completa por algumas horas.

Depois de bem seca a pintura, lixe a peça para obter o efeito envelhecido. Lixe sempre na mesma direção, acompanhando os veios da madeira. Limpe para retirar o pó e lustre a peça com uma flanela.

Tampas com e sem acabamento envelhecido.

Peça pronta.

Variações dessa técnica.
 


Sousplat com batique em madeira
(Texto: Juliana Tieko Octavini/NB | Fotos: Ricardo Hara/RH Fotografias)
Você já conferiu, em edições anteriores, como aplicar a técnica do batique em tecidos. Mas, nesta edição, a artesã Jussara Cardoso vai mostrar que é possível aplicar a técnica também em peças de madeira. Agora, você aprenderá a criar um lindo sousplat (suporte de prato) para presentear aquela pessoa especial, ou mesmo deixar como objeto de decoração em sua casa.
Material
- Aquecedor elétrico
- Panela de ágata ou ferro
- Lixa para madeira nº 220
- Pincéis
- 1 kg de parafina
- Espátula
- Cera incolor
- Corante em pó para madeira na cor que desejar
- Álcool
- Pano velho
- Escovinha
- Peça de madeira em MDF
- Luva de látex ou pano
Para fazer o tingimento
Coloque uma colher rasa de café de corante em um recipiente e misture com um pouco de álcool. Depois de diluído, coloque mais um pouco de álcool, de acordo com o tanto de tinta a ser produzida.
Passo-a-passo
Passo 1: Lixe a peça de madeira em MDF para tirar algumas imperfeições que há em sua superfície.
Passo 2: Coloque a parafina na panela de ágata ou ferro e aqueça-a no aquecedor elétrico, até que fique líquida. Em seguida, com o auxílio de um pincel, passe a cera na madeira, fazendo um desenho de sua escolha.

Passo 3: Depois de fazer o processo de tingimento, passe a tinta obtida na madeira, sempre tirando o excesso com o pano velho. Se preferir, utilize a luva, para não sujar as mãos. Espere secar por completo.
Passo 4: Com a espátula, retire o excesso de cera da madeira.

Passo 5: Para dar acabamento, passe, com o auxílio de uma esponja ou um pano, um pouco de cera incolor sobre toda a madeira.
Passo 6: E retire seu excesso com uma escovinha.

    Técnicas Artesanato > Ponceado com Decoupage e Vidro Líquido
Materiais
- Vidro Líquido Gato Preto;
- Base para Artesanato Gator Preto;
- Tinta Acrílica Decorativa Gato Preto nas
cores: Branco e Abacate;
- Termolina Leitosa Gato Preto;
- Verniz Geral ou Fosco Gato Preto;
- Solvente Gato Preto;
- Lixa n°400; Pincel n° 18 (macio);
- Plástico (sacola de supermercado); Papel
para decoupage; Palito de churrasco.
Tempo de execução: 02 horas
Tempo de secagem: 24 horas


Passo 1
Lixe a peça e remova todo o pó. Aplique duas demãos de Base para artesanato Gato Preto. Deixe secar, lixe toda a peça e remova o pó.
Passo 2
Aplique uma demão de Tinta Acrílica Decorativa Gato Preto Branca e deixe secar. Dilua a Tinta Acrílica Decorativa Gato Preto na cor Abacate e aplique sobre a peça.
Passo 3
Em seguida, com a tinta úmida, coloque um plástico amassado, segure-o sobre a tinta por alguns segundos e retire rapidamente.
Passo 4
Recorte a figura para fazer a decoupage.
Passo 5
Aplique Termolina Leitosa Gato Preto sobre a superfície onde a figura será colocada, posicione a figura e continue a aplicar a Termolina Leitosa Gato Preto do centro para fora da figura (foto 03).
Passo 6
Prepare o Vidro Líquido Gato Preto conforme instruções da embalagem. Despeje o Vidro Líquido Gato Preto na parte interna da bandeja em quantidade suficiente para cobrir totalmente o fundo da peça (foto 04). Deixe secar por aproximadamente 12 horas sobre uma superfície plana. Na parte externa da peça, passar duas de mãos de Goma Laca Indiana Gato Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário